Poço Tubular Profundo

Poço tubular profundo é uma obra de engenharia civil e geologia, construída abaixo do nível do solo, utilizando processos, tecnologia e equipamentos similares aos usados na perfuração de poços de petróleo. Todo poço artesiano é tubular, mas nem todo poço tubular é artesiano.

Artesiano - é o poço tubular profundo perfurado em locais onde a linha de pressão do aqüífero está acima do nível do solo, fazendo com que a água jorre espontaneamente, sem a necessidade de uma bomba para extraí-la. Também é conhecido como poço jorrante ou surgente. Encontrar um poço artesiano depende exclusivamente da condição geológica e não da técnica ou equipamentos empregados na perfuração.

Semi-artesiano – é como ficou conhecido o poço tubular profundo quando não é jorrante e perfurado em locais onde a linha de pressão do aqüífero está no mesmo nível ou abaixo do nível do solo. Como não há pressão, não jorra e por isto precisa de bomba para extrair a água. A maioria dos poços tubulares existentes em todo o Brasil são deste tipo.


Todos os direitos reservados - Criação: RP3 Propaganda | Desenvolvimento: Tríade Sistemas